PPP - Projeto Político Pedagógico

E.E.F .SÃO GERALDO
VILA PEDRINHAS, 139-ZONA RURAL
 JUAZEIRO DO NORTE-CE


EDUCAÇÃO COMO VEÍCULO DE TRANSFORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.


 Origem da clientela atendida pela escola
A clientela da Escola São Geraldo é oriunda da própria vila onde está inserida e de bairros adjacentes: São Francisco e Vila Nova.
1.4 Nível/modalidade de ensino administrado pela escola
Funciona nos turnos Manhã e tarde, oferecendo o Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano.


Projeto Político Pedagógico – PPP

     O projeto Político Pedagógico é o instrumento usado para definir as linhas gerais, os anseios e os objetivos de uma instituição definindo a linha que a escola deve seguir. O PPP é exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (9394/96) e define os propósitos e compromisso da Escola, cuja construção deve participar toda comunidade escolar, obedecendo a um ciclo de fases bem definidas. O projeto tem início com o processo de reflexão sobre a prática educacional e o resultado desse processo é registrado em um documento que por sua vez será o instrumento norteador da prática educacional. Toda instituição em que o seu Projeto Político Pedagógico é construído com a participação de toda comunidade Escolar reconhece a importância de buscar o  compromisso no Planejamento, execução e avaliação das ações a serem realizadas.


2. JUSTIFICATIVA

      Analisando a atual situação da escola, observamos generalizadamente, que, embora ainda exista a problemática referente evasão, transferência e repetência, o numero de alunos regulamente matriculados vem aumentando progressivamente, exigindo da escola um comprometimento  cada vez maior  na educação e no acolhimento desses alunos .
     A limitação do espaço físico torna-se um agravante no desestimulo dos alunos evadidos. O que nos aponta á necessidade de uma instalação mais moderna e atraente. Outro motivo detectado referente á evasão é a falta de instabilidade das famílias que, por não disporem de emprego fixo, acabam por migrar para outras localidades á procura de emprego.
    Neste projeto, fica estabelecida como a visão a busca por uma escola mais humana igualitária, cooperativa e democrática, aonde todos possam se desenvolver de maneira saudável e ativa, tendo como missão assegurara um ensino de qualidade; garantindo o acesso e permanência dos alunos na escola para que possa ser capazes de exercer sua cidadania e auto realizar-se.
   Desta forma, a escola é o agente ativo na transformação do homem em cidadão – capaz de observa, criticar, refletir e interpretar a existência e a realidade no qual esta inserida – e desencadeador de lutas por idéias concisos de educação, justiça, consciência, ética e compromisso social e democrático.


3. REFERENCIAL TEORICO

  “Ao falar de construção do conhecimento,  Criativo toda sua extensão, já devo esta envolvido nela, e nela , a construção, esta envolvendo os alunos”. (FREIRE,1999, p.53)”

    Partindo do pressuposto que toda pratica é fundamental por uma teoria a E.E.F. São Geraldo adotou como referencial teórico para permear o seu Projeto Político Pedagógico (PPP) e nortear os seus trabalhos e pedagógicos, a teoria integracionista e a pedagogia critico-social.
    No que diz respeito a educação, esta teoria busca possibilitar a síntese, levando o aluno a adquirir um visão mais clara e unificadora Ada sociedade, partindo do senso comum ao critico. Segundo esta, a unidade do ensino deve garantir a socialização, favorecer a democratização Ada sociedade através da participação ativa e organizada do sujeito.
    Defende o ensino de qualidade para todas as camadas sociais, pois considera o homem-cidadão como sujeito ativo na educação continua – ligado ás experiência dos alunos – resultando das trocas entre o sujeito e o meio social, tendo o professor como mediador desse processo.
    A interação dos elementos: escola, família e comunidade, visam á busca de um melhor acompanhamento escola, no sentindo de trazer para o interior da escola, as experiências vividas na família e na vida social.
    Este projeto será vivenciado por toda comunidade escolar e, desta forma poderá, caso necessário, uma intervenção mútua. Como suporte teórico considera-se principalmente as teorias.


4. PROPOSTA CURRICULAR

4.1. Princípios e fins da educação (Art. 3°LDB)
O ensino será com base nos seguintes princípios;
I – Igualmente de condições para o acesso e permanência na escola;
II – Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte do saber;
III – Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
IV – Respeito a liberdade a apreço á tolerância;
V – Coexistência de instituições publica e privadas;
VI – Gratuidade do ensino publica em estabelecimentos oficiais;
VII – Valorização do profissional da educação escolar;
VII – Gestão democrática do ensino publica na forma desta lei e da legislação dos sistemas de ensino/
IX – Garantia de padrão de qualidade;
X – Valorização da educação escolar, do trabalho e das praticas sociais.

4.2. Tratamento a ser dado aos temas transversais, interdisciplinaridade, contextualização , regras de convivência da escola.

A escola de Ensino Fundamental São Geraldo assume o compromisso com a construção da cidadania, portanto tem uma pratica voltada á compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental.
Nessa perspectiva, incorporamos aos nossos trabalhos, temas transversais como? Cotidiano, possibilitando uma visão mais ampla e consistente da realidade do mundo que nos cerca.
4.3 Regras de convivência escolar como mostram o regimento.


CAPITULO III
DAS NORMAS SOCIAIS

SEÇÃO I
DOS DECENTES

Art.95    - O corpo docente da escola é constituído por todos os seus professores, habilitados na forma de legislação em vigor.

Art.96 – São assegurados aos professores desde que respeite a orientação adotada pelo Estabelecimento de Ensino, os seguintes direitos.
a)    De elaborar os instrumentos de avaliação do aproveitamento escolar;
b)    De jogar os trabalhos e avaliações escolares, conferindo-lhes graus;
c)    Ao respeito á sua autoridade e ao prestigio no desempenho do seu trabalho;
d)    De dispor, no ambiente de trabalho, de meios para preparar eficiente suas aulas e seu material didático adequado.


Art.97 – São atribuições do professor:
a)    Cumprir e fazer as disposições deste regimento com as diretrizes e normas baixadas pela secretaria municipal de educação, pela escola e pelos órgãos normativos do sistema;
b)    Elaborar, sob orientação do coordenador pedagógico da escola, o plano anual as atividade, área de estudo ou disciplina de sua competência e orienta as atividades dos alunos, de acordo com as diretrizes da escola e com a determinação da secretaria Municipal de Educação;
c)    Comparecer as reuniões de planejamentos didáticas ou as extraordinárias quando convocação da direção;
d)    Cumprir a carga horária prevista a recuperar as horas aulas, quando não houver complementado o Maximo exigido por lei;
e)    Registrar no diário de classe, as atividades, os conteúdos desenvolvidos, a freqüência dos alunos e os resultados da avaliação dos trabalhos escolares, cuidando para que esse registro não contenha erro nem rasuras;
f)    Cumpri os horários e programas de atividades determinados pela direção;
g)    Cooperar na manutenção da disciplina e no incentiva e boa conduta dos alunos;
h)    Comparecer as reuniões de pais, mães e mestres, com o objetivo de a interação ente família e a escola;
i)    Entregar, no prazo previamente estipulado pela secretaria, p resultado do aproveitamento e freqüência dos alunos;
j)    Comunicar a escola, em tempo hábil, sua necessidade eventual de falta ao trabalho, para que seja providenciada sua substituição;
k)    Participar de capacitações, reciclagens, treinamentos e seminários, quando convocado pela Secretaria Municipal de Educação.


Art.98 – É vedado ao professor:

a)    A ocupar-se em sala de aula de assuntos estranhos e tarefa educativa;
b)    Aplicar penalidades aos alunos alem das advertências e repreensão;
c)    Determinar a retirada aos alunos da sala de aula, exceto em caso de falta grave;
d)    Rebaixar graus e atribuídos aos alunos em decorrência de indisciplina ou atribuídos em função de problemas disciplinares;
e)    Alterar qualquer lançamento feito nos diários de classe e, sobretudo graus atribuídos aos alunos, depois de encerado o respectivo período, quando tais lançamentos já foram registrados pela secretaria;
f)    Usar de expressões que não possa influenciar os alunos;
g)    Permitir que os alunos, sob qualquer pretexto, o manuseio dos diários de classe;
h)    Permitir quem os alunos quaisquer que sejam as circunstâncias, corrigir trabalhos ou provas de colegas e lhe atribuir graus;
i)    Omitir a apresentação de provas ou trabalhos corrigidos aos alunos, bem como deixai, de lhes da ciência da apreciação feita sobre os mesmo
j)    Servi-se de funções para divulgar idéias contrarias á orientação da escola.



SEÇAO II
DOS DICENTES

Art.99 – O corpo discente é constituído por todos os alunos regulamente matriculados na escola.

Art.100 – São direitos dos alunos:
a)    Receber, em igualdade de condições a orientação necessária para realizar suas necessidades escolares, bem como usufruir todos os benefícios de caráter religioso, educativo e social que a escola proporcione;
b)    Participar de todas as agremiações estudantis que funcionem no estabelecimento;
c)    Requerem matricula de acordo com as possibilidades da escola quando, por motivo justo, a tiver cancelado, desde que preencha os critérios de faixa etária, determinados pela  legislação em vigor;
d)    Ser encaminhado ao ensino supletivo quando repente a fora da faixa de obrigatoriedade do ensino fundamental;
e)    Ter assegurado o respeito por todo o pessoal a sua opção religiosa;
f)     Ser respeitado por todo o pessoal da escola e pelos seus colegas;
g)    Ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparação nem preferência;
h)    Ser orientado em suas dificuldades;
i)    Ser ouvido em suas queixas e reclamações;
j)    Receber seus trabalhos devidamente corrigidos e avaliados;
k)    Requerer cancelamento de matricula ou transferência, diretamente quando maior de idade, ou através do pai ou responsável quando for menos;
l)    Requerer quantas vias de documentos escolares se fizer necessária;
m)    Requerer revisão das verificações de rendimento escolares, desde que o faça no prazo de 72 horas, após a divulgação dos resultados;
n)    O requerer segunda avaliação quando por motivo justificado, falta as atividades realizadas na época prevista;
o)    Participar da elaboração do plano global da escola.

Art. A estudante em estado de gestação a parti do 8° mês (e durante 120 dias após o parto) ficará assistida pelo regime de exercício domiciliar, instituído pelo decreto lei n°1044 de 21/10/1969.

Art. 102 – são deveres do aluno:
a)    Cumprir os dispositivos regimentais, bem como as normas expedidas pela direção da escola;
b)    Comparecer pontualmente, as aulas, provas e outras atividades programadas pela escola e pelo professor, ou justificar ausência, quando se fizer necessária;
c)    Tratar com respeito, O diretor, os professores, os funcionários e colegas;
d)    Colaborar na preservação do patrimônio escolar, indenizando qualquer prejuízo ou danos matérias, por ventura causada;
e)    Comunicar a escola, através da presença do pai ou responsável ao ainda através do documento escrito, os longos período de afastamento;
f)    Devolver em perfeito estado de conservação e no tempo devido os livros emprestados pela biblioteca, assim como os livros didáticos de sua utilização adotados pelo Estabelecimento de Ensino;
g)    Comparecer as aulas devidamente uniformizadas, ou comprovar insuficiência de recursos para fazê-lo   


Art. 103 – É  vedado  aluno –

a.    Disseminar idéias contraria á ordem publica e aos Bons costumes; 
b.    Porta armas, materiais explosivos ou qualquer instrumento constante no recinto do estabelecimento;
c.    Sair da sala sem autorização do professor e ausenta-se do estabelecimento sem autorização do diretor;
d.    Promover, em nome da escola rifas ou fora do estabelecimento sem autorização do diretor. 



SEÇAO III
DOS FUNCIONARIS
Art.104 – Os funcionários serão concursados através de provas e títulos pela Entidade Mantedora – Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte- Ceará.
Art.105 – Os funcionários que não receberão do Diretor, para exercer seus respectivos trabalhos.
Art.106 – Os funcionários que não exercem suas funções serão encaminhados á secretaria Municipal de Educação
Art.107 – A todos será assegurado o pleno direito de defesa, obedecendo á legislação vigente.
Art.108 – Em qualquer situação a escola devera considera-se como instituição voltada a estimular e orientar pela via do cotidiano das relações sociais.
a)    A acatar as decisões da direção e atender as solicitações  do corpo docente;
b)    Manter as dependências, o mobiliário e os equipamentos da escola sempre limpos e em ordem, zelado para que o turno seguinte a encontre em condições de funcionamento;
c)    Colaborar com os auxiliares da merenda escolar;
d)    Este presente a colaborar em todas as solenidades programadas pela escola.

Art.110 – A escola devera manter no mínimo 02 (dois) vigias para que possa ser feita uma escala de rodízio.
Art.111 – É  vedado ao vigia deixar o local de trabalho antes que o auxiliar de serviço do turno seguinte ou  Diretor de encontre na escola.
Parágrafo único – O pessoal responsável pelos serviços auxiliares gozará férias de acordo com a escala organizada pelo Diretor.



TITULO IV
DAS DISPOSICOES GERAIS E TRANSITORIAS

Art. 112 - O Estabelecimento reger-se-á pelo Regimento e pela Legislação de aplicação imediata.
Art. 113 – O haste amento da Bandeira Nacional na escola deverá ocorrer pelo menos uma vez por semana com uma presença de todos da comunidade escolar, devendo na ocasião, ser entoado o Hino Nacional.
Art. 114 – O Hino Nacional deverá ser cantado no encerramento da solenidade cívico proporcionados pela escola, de acordo com o artigo 20§ da lei n° 5700 de 01/09/71.
Art. 115 - Para todas as comemorações e atos cívicos deverão ser convidadas as famílias dos alunos e membros as comunidades locais.
Art. 116 – A interpretação e a solução dos casos omissos deste regimento caberão ao Diretor Geral que ouvirá a Congregação de professores e respeitará sempre, a legislação do ensino vigente.
4.4 Objetivos gerais e específicos para disciplina ou área.

Objetivo Geral
Desenvolver na escola uma educação transformadora e criativa, através de uma pedagogia integracionista de caráter critico- social para proporcionar aos educadores a formação necessária ao desenvolvimento das suas potencialidades, preparando-os coerentemente ao pleno exercício d suas capacidades intelectuais e profissionais.



Objetivo Geral

Português – Adquirir competência em relação a linguagem, possibilitando o educando a resolver os problemas da vida cotidiana; ter acesso aos bens culturais; alcançar a participação plena no mundo letrado; expandir o uso da linguagem em instâncias privadas e utilizá-la com eficiência em instancias publicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos – tanto orais como escritos – coerentes e coesos, adequados aos seus destinatários,  aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados .  
Matemática  – Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo á sua volta; perceber o caráter de jogo intelectual característico da matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para desenvolver problemas.

Ciências Naturais – Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive; identificar a relação entre conhecimento cientifica produção tecnológica e condições de vida no mundo hoje e na sua evolução histórica.

Historia – Possibilitar aos alunos, gradativamente a leitura e a compreensão da realidade; conhecer a respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais em diversos tempos e espaço em suas manifestações culturais econômicas, política e sociais. Reconhecendo semelhança e diferenças entre eles; valorizar o patrimônio sócio-cultural e respeitar a diversidade.

Geografia – Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza e, suas múltiplas relações, modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar; identificar e avaliar as ações do homem em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços de  tempos.

Artes – Desenvolver competências estéticas e artísticas nas diversas modalidades da arte (artes visuais, dança, musica, teatro e etc.) para que possam progredir em trabalhos individuais ou grupais e que passem progressivamente, a apreciar e valorizar os bens artísticos de distintos povos; expressar e saber se comunicar em artes, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, imaginação, emoção, sensibilidade e reflexão ao realizar e deixar fluir as produções artísticas.


QUADRO DE METAS

METAS    ESTRATEGIA     PERIODO

Reduzir de 02 para 01% os índices de evasão no Ensino Fundamental.    Melhorar a qualidade das aulas promovendo atividades lúdicas, competições e aulas de campo; fazer o acompanhamento dos alunos faltosos; tornar a escola mais prazerosa.   
2009/2010
Mensalmente

Oferecer momento de integração da família  no ambiente escolar.    Sensibilizar os pais para a importância da família no convívio escolar; promover palestras, reuniões e momento de confraternização entre os pais.   
2009/2010
Bimestralmente

Intensificar o estudo da escrita  e da leitura    Incentivar leitura em grupos e a fabricação de painéis com apresentações de diversos tipos e gêneros de leituras escritas pelos alunos.    
2009/2010
Semanalmente
Planejar e executar projetos envolvendo o conselho escolar, Grêmio Mirim e a comunidade.    Reuniões e discursos entre os elementos da comunidade escolar.   
2009/2010
04 reuniões/ano.
Trabalhar com os PCNs
Temas transversais.    Planejamento e debates.                       2009/ 2010

Elevar para 100% o conhecimento do regimento Escolar.    Debates.   
2009/2010


Trabalho para elevar o índice de aprovação no Ensino Fundamental de 96% para 98%.    Promovendo continuo acompanhamento pedagógico, planejamento participativo e monitoramento das disciplinas criticas.   

2009/2010


4.6 Sistemas de avaliação da aprendizagem.

Ao assumirmos que o ato de avaliar se faz presente em todos os momentos da vida humana, estamos admitindo que ele esta presente em todos os momentos vividos em sala de aula.
Acreditamos que avaliação é um processo de redirecionamento e de crescimento e não uma forma de punir ou premiar o aluno. Os procedimentos avaliativos de nossa instituição resultarão de atividades diversificadas o nível de aprendizagem dos conteúdos propostos. Posteriormente, com base nos resultados, ou seja, nos avanços e nas dificuldades, procuramos novas e mais eficazes formas de ensinar e aprender, sem deixar de considerar o conhecimento de mundo dos nossos alunos.

4.8. Acompanhamento ao recreio de maneira estratégias de acompanhamento do projeto pedagógico

O recreio funciona de maneira conjunta entre professores, agentes administrativos e diretores. Trabalhamos formando equipes com brincadeiras diversas (ex. jogo de futebol, corda, jogo de dama, baralho e muito mais.), diminuindo assim as brincadeiras que estimulam a violência.
O planejamento é um instrumento fundamental para a vida escolar, pois se trata de um trabalho de levantamento de dados, organização de métodos, atividades e etapas, visando alcançar os objetivos propostos 
Nessa perspectiva, pretendemos acompanhar as realizações deste projeto através de observações constantes e analise periódicas, que serão tratadas nas reuniões com todos os segmentos da comunidade escolar.


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